quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Conselho Estadual quer expansão do Regional, construção do Hospital Municipal e várias outras medidas

A Mesa Diretora do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais se reuniu na manhã desta quarta-feira (11) com técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e também com representantes da região Noroeste (gestores, técnicos e conselheiros municipais). A intenção foi analisar a situação da saúde pública na Região do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro.
De acordo com o Conselheiro Pedro Cunha, depois de explanado pelos conselheiros estaduais o motivo da convocação e o objetivo da reunião, todos os presentes, fizeram um diagnóstico da real situação da região no que tange o atendimento na saúde.
Logo após eles propuseram os encaminhamentos e as atribuições de cada entidade e órgãos presentes, para que todas as decisões sejam contempladas no Plano Estadual de Saúde 2020 a 2023, e nos Instrumentos de Gestão.
De acordo com o documento, ficaram aprovadas a implantação do SAMU Regional, expansão do Hospital Regional Antônio Dias, possibilidade de o Hospital Vera Cruz voltar a atender os pacientes da hemodinâmica, a construção do Hospital Municipal de Patos de Minas e a confecção de um plano integrado Regional de Saúde da região Noroeste.
Veja todos os pontos aprovados:
• Aprovação e publicação do Plano de Ação Regional - PAR (está no Ministério da Saúde) responsável em cobrar Secretaria Estadual de Saúde e Conselho Estadual de Saúde.
• Traumatologia – Hospital Regional Antônio Dias-HRAD- faz todo o procedimento e o Ministério da Saúde não remunera, pois não está credenciado. Resp. SES e o Secretário Estadual de Saúde em cobrar do Ministério da Saúde.
• SAMU Regional - Paulo César e Camila, CISREUNO, mandarem ofício para o Secretário de Estado da Saúde pedindo sinalização no sentido de que há possibilidades de implantação do SAMU Regional.
• Expansão do HRAD. Direção da FHEMIG e da unidade traçará o perfil e as fragilidades.
• Conversa com o Hospital Vera Cruz de Patos de Minas, sobre a possível volta de atendimento na Hemodinâmica. Denise SMS e Noemi SRS.
• Faculdade Atenas de Paracatu, credenciamento e habilitação do Hospital Escola, Claudia Ermínia, da SES entrará em contato com a direção do Hospital.
• Hospital Municipal de Patos de Minas, secretário   de saúde fará o contato político com o prefeito José Eustáquio.
• Plano Integrado Regional da Saúde, da região Noroeste. O Secretário estipulou um prazo até 12 de novembro de 2019 para que os técnicos da SRS de Patos e GRS de Unaí justifiquem com dados epidemiológicos a necessidade de implantações de serviços de saúde na região.
Fonte: Patos Hoje

Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib