quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Alunos do UNIPAM visitam aterro sanitário e verificam controle rigoroso nos procedimentos

Gabriele Peres Oliveira e Marcos Vinícius de Deus Braga, alunos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), juntamente com as alunas do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Larissa Cristina Ribeiro Porto e Rayane Kelle Nobre de Carvalho, realizaram nesta semana, uma visita técnica ao aterro sanitário de Patos de Minas.
Na ocasião, Rayane Kelle e Larissa Cristina realizaram o mapeamento dos processos operacionais e o levantamento de aspectos e impactos ambientais do processo. O trabalho foi idealizado pelo professor Daniel Oliveira e Silva, responsável pela disciplina de Certificação Ambiental, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.
Já os alunos Marcos Braga e Gabriele Peres efetuaram uma coleta de informações sobre o aterro sanitário de Patos de Minas como objeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado: “Aterro sanitário do município de Carmo do Paranaíba: análises dos parâmetros de projeto, execução e operação”, orientado pela professora Nancy Tiemi Isewaki. O estudo permitirá uma classificação dos aterros visitados, por meio do Índice de Qualidade de Aterros de Resíduos (IQR).
Durante a visita, o engenheiro civil responsável pelo aterro, Douglas Ribeiro Oliveira, acompanhou os estudantes, apresentando todos os procedimentos que envolvem os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU): coleta, transporte, pesagem, disposição, além dos demais processos de qualificação, mostrando a importância de uma boa gestão ambiental.
O engenheiro civil, Douglas Ribeiro Oliveira, explica a importância dos alunos realizarem visitas técnicas. “O aterro sanitário é uma obra complexa e diferente de outras obras de engenharia, na qual se tem preocupações ambientais, financeiras, logísticas, geotécnicas, de saúde, e afins, e é muito relevante para o meio acadêmico por se tratar de uma operação multidisciplinar que permite o contato com inúmeras disciplinas das áreas de saúde e engenharias”, explicou Douglas Ribeiro.
Segundo a aluna do 10º período de Engenharia Ambiental e Sanitária, Rayane Nobre, os processos executados pelo aterro sanitário são organizados. “Eles possuem um controle rigoroso sobre quem acessa o local e os funcionários capacitados para exercer cada função. A visita ao aterro foi enriquecedora, proporcionando a experiência na prática do que foi aprendido em sala de aula”, afirmou Rayane Nobre.

Fonte: Patos Hoje
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib