quinta-feira, 25 de julho de 2019

Ponto de apoio para romeiros começa a ser montado na próxima segunda-feira

A estrutura contará com diversos serviços para auxiliar os romeiros


O dia de Nossa Senhora da Abadia, padroeira do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, é comemorado todos os anos em 15 de agosto. Durante os dias que antecedem essa data, diversos devotos da santa deslocam-se a pé até a cidade de Romaria/MG para cumprir promessas ou com a finalidade de agradecer alguma graça recebida.

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas, no período em que os romeiros caminham até Romaria, oferece suporte àqueles que participam das atividades em louvor à santa. Por meio de um serviço conjunto entre diversas secretarias e sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social, um ponto de apoio será montado no km 439 da BR-365, na divisa dos municípios de Patos de Minas e Guimarânia. 

A estrutura do ponto de apoio começará a ser montada na próxima segunda-feira (29) e, a partir do dia 1º de agosto, passará a atender os devotos que passarem pelo local. Na sexta-feira (02), haverá, às 18h30min, a inauguração do ponto de apoio com bênção do padre.

No local, diversos serviços serão oferecidos, como alimentação completa - almoço, jantar, lanches (pão com molho, biscoitos, frutas, café) -, atendimento de saúde (com enfermeiros e ambulância de prontidão, para o caso de qualquer eventualidade), leitos para repouso, banheiro e chuveiro. O ponto oferecerá ainda o serviço de escalda-pés (com bacia e água morna para os romeiros descansarem os pés, além de pomadas para ferimentos e dor).

O ponto de apoio funcionará ininterruptamente durante 24 horas, começando em 1º de agosto e indo até por volta do meio-dia de 13 de agosto. Cerca de duzentas pessoas estarão envolvidas no trabalho de apoio aos romeiros no ponto que será montado.

É importante destacar que, para que a romaria seja feita com segurança, os romeiros devem caminhar pelo acostamento, em fila indiana e em sentido contrário ao fluxo de veículos. Também é necessário destacar que, durante a noite, sejam utilizados coletes reflexivos ou lanternas, para que a visualização, por parte dos condutores, seja facilitada. Veículos que acompanham os romeiros para dar-lhes assistência não devem parar no acostamento, pois isso pode fazer com que eles, ao tentar desviar desses veículos, invadam a pista, expondo-se a riscos. 

Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib