terça-feira, 2 de abril de 2019

Programa de Pesquisa Arqueológica é retomado em Patos de Minas

Iniciado em 2018, o Programa de Pesquisa Arqueológica de Patos de Minas é uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, em parceria com o Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico e Cultural (Condepahc), a empresa Água e Terra Gestão Ambiental e o Centro Universitário de de Patos de Minas (Unipam).

Coordenado pela Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural (Dimep), o programa objetiva identificar e caracterizar os potenciais sítios arqueológicos pré-coloniais e históricos do Município, ou seja, tanto áreas remanescentes de ocupação indígena, como também eventuais heranças deixadas pelos movimentos pós-colonização, como as entradas, as bandeiras, os tropeiros, os quilombos, a fixação dos primeiros fazendeiros e a busca pelo ouro. 

Em 2018, foram feitas expedições pelos profissionais envolvidos no projeto na região leste de Patos de Minas; distritos de Pindaíbas, Areado, Major Porto e Bom Sucesso, onde historiadores e arqueólogos visitaram as comunidades, em especial, as escolas, para conhecer a região e fazer um primeiro diagnóstico. 

De volta a campo em 2019, numa fase secundária do projeto, o professor de história Sebastião Cordeiro e a arqueóloga Alessandra visitaram o distrito de Bom Sucesso. Da mesma forma, o historiador Geenes Alves e a arqueóloga Aline estiveram na comunidade de Pindaíbas, buscando informações e indícios arqueológicos do passado de nossa região.

O trabalho terá continuidade ao longo de 2019, visando propiciar um mapeamento específico destes eventuais sítios, para estudos posteriores. A expectativa é de concluir a região leste até o fim deste ano.




Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib