quarta-feira, 3 de abril de 2019

No dia do Autismo, pais de campeão de Karatê alertam para o diagnóstico do transtorno

Hoje, 02 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em Patos de Minas, os pais de um garoto autista de 9 anos, que acaba de ganhar uma seletiva do Campeonato Brasileiro de Karatê, abriram as portas para o Patos Hoje para falar da importância de se fazer o diagnóstico correto e de dar o tratamento adequado para o portador desse transtorno.
Segundo a Organização Panamericana de Saúde – OPAS – uma em cada 160 crianças é autista. Mas os registros mostram um número muito menor do que a realidade. A dificuldade é em conseguir diagnosticar o chamado Transtorno do Espectro Autista – PEA. Isso porque muitas pessoas preferem classificar crianças autistas como birrentas, mal criadas e antissociais.
A enfermeira Vânia Ruth Sevalhos e o médico Edson Podolan são pais de um garoto autista. Mesmo sendo profissional de saúde, Vânia explica que teve dificuldades para perceber que o filho era autista e depois para entender o transtorno. Mas depois disso, decidiu estudar e falar sobre o assunto para auxiliar outras pessoas.
Vânia afirma que crianças com autismo precisam de cuidados especiais, caso contrário o sofrimento é muito grande. As crianças autistas sofrem com o preconceito e com a falta de profissionais qualificados para lhe dar com esta questão. No caso do Arthur, o cuidado que pais tiveram para conhecer o transtorno foi fundamental.
Embora tenha sofrido uma crise recentemente, Arthur frequenta a escola convencional e adora as aulas de Karatê. A conquista do título de campeão mineiro para sua categoria e posteriormente a medalha de ouro em uma das seletivas do Campeonato Brasileiro de Karatê ajudam o garoto a estar sempre evoluindo.
Vânia orienta os pais a buscarem o diagnóstico e a não esconderem o autismo. Falar sobre o transtorno ajuda a si mesmo e a outras pessoas.
Fonte: Patos Hoje

Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib