quarta-feira, 20 de março de 2019

Conheça o papel dos Agentes Comunitários de Saúde do Município

Oficialmente implantado pelo Ministério da Saúde em 1991, o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) teve início no fim da década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do Nordeste, Distrito Federal e São Paulo em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades. 

O papel do ACS é visitar regularmente as residências, dentro de sua área de atuação, fazer registros da população em relação a documentos básicos para o acesso aos serviços de saúde, além de anotar possíveis problemas que possam ser identificados na residência. O Agente também orienta as pessoas em relação à saúde, e encaminham às Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou outros locais de atendimento sempre que necessário.

Patos de Minas possui 253 agentes comunitários de saúde que atuam na área urbana e rural, proporcionando uma cobertura de 100% da área do município. A jornada de trabalho, fixada pelo Ministério da Saúde, é de 40 horas semanais em todo o país.

O Agente Comunitário de Saúde pode ser considerado um elo entre a saúde pública e a população. Ao visitar as residências, ele aplica ações educativas, esclarece dúvidas e auxilia o cidadão no agendamento do atendimento de saúde. A população deve abrir suas portas e receber bem os ACS, dando as informações necessárias para o cadastro e acompanhamento de todos os membros da família, auxiliando a identificar e registrar todas as gestantes e crianças de 0 a 6 anos, colaborando, assim, com a melhoria da Saúde em Patos de Minas.

Foto de capa: cnm.org.br


Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib