segunda-feira, 25 de março de 2019

Alunos da rede pública municipal curtem aula inaugural do Projeto Samuzinho

Na manhã desta quinta-feira (21), os alunos da Escola Municipal Professor Aristides Memória – CAIC participaram da aula inaugural do Projeto Samuzinho, uma parceria entre a Prefeitura de Patos de Minas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Associação Médica e o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). O projeto é realizado com professores e alunos do 7º ano, com idade aproximada de 12 anos, e se iniciou esta semana nas Escolas Municipais Prefeito Jacques Corrêa da Costa, Norma Borges Beluco e Professor Aristides Memória – CAIC.

O intuito do projeto é capacitar alunos e professores sobre as técnicas de primeiros socorros, bem como reconhecer situações de emergência médica que podem salvar vidas. Durante a solenidade, o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves ressaltou a importância do projeto para os alunos e população patense. "Os alunos agora vão passar por um treinamento de primeiros socorros. Todos já viram ou ouviram a ambulância passar com a sirene ligada alertando que estão a caminho para salvar uma vida, e com o Samuzinho, os alunos e professores poderão auxiliar nos primeiros socorros enquanto aguardam o SAMU, ou seja, também serão socorristas na categoria mirim".

De acordo com o Coordenador do SAMU, Alexander Gonçalves de Souza, a capacitação acontece durante as aulas de Ciências e serão divididas em 10 aulas ao longo do primeiro semestre letivo de 2019. “Em um primeiro momento, as aulas serão ministradas por representantes do SAMU, junto com os acadêmicos do 6º ano de Medicina e da liga de trauma do curso de Medicina do Unipam. Cada aluno receberá um manual de primeiros socorros para auxiliar no aprendizado dos conteúdos abordados no projeto. Ao final do curso, os participantes do projeto participarão de uma cerimônia de formatura e receberão o Certificado de Socorrista Mirim, emitido pelo SAMU”, informou.

Ainda segundo o coordenador, ao final do projeto, os alunos e professores estarão aptos a identificar e efetuar técnicas de primeiros socorros em situações de emergência, como paradas respiratórias e ataques cardíacos, até a chegada do SAMU.



Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib