quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Lançamento do número emergencial 199 da Defesa Civil acontecerá nesta quinta-feira

O número 199 para emergências relacionadas à Defesa Civil será lançado amanhã em Patos de Minas. O lançamento será realizado durante a cerimônia de posse do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), do Comitê Cidade Resiliente (CCR) e da diretoria do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres e Mudanças Climáticas (Ceped), que acontece nesta quinta-feira (22), às 15h no salão do Júri do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam).

O lançamento oficial do número emergencial 199 da Defesa Civil de Patos de Minas tem por objetivo prestar um serviço especial, gratuito, não tarifado, destinado à comunicação de emergência com a Defesa Civil, de âmbito local, tendo como público-alvo a população do município, funcionando 24 horas por dia. O número deverá ser acionado em casos como: graves desastres com vítimas e desabrigados; acidentes rodoviários, ferroviários, metroviários, envolvendo grande número de pessoas; inundações; grandes incêndios, com vítimas; acidentes com combustíveis, produtos perigosos (radioativos, químicos, inflamáveis, tóxicos, explosivos e corrosivos); explosões em depósitos de gás de cozinha; rachaduras, trincas e fissuras em edificações; deformações em estruturas (lajes, vigas, pilares e paredes); infiltrações graves com grande risco de desabamento; recalque de fundações (rebaixamentos da terra ou da parede).

Cidade mais resiliente

Durante a cerimônia, 75 representantes de órgãos governamentais e representantes da sociedade civil, sendo 39 titulares e 36 suplentes tomarão posse no Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e o Comitê Cidade Resiliente (CCR). Já na diretoria do Comitê serão empossados um diretor-geral e um diretor acadêmico. “Precisamos entender melhor de uma forma científica e metodológica os fenômenos dos desastres e os impactos sociais, econômicos e na vida das pessoas e das comunidades, tornando cidades mais resilientes e sustentáveis, e que possam proporcionar melhor qualidade de vida para as pessoas que vivam em Patos de Minas e região”, afirmou o Diretor Geral do Ceped, Capitão Bombeiro Militar Arthur Fábio Ferreira.

“Com a rede formada por vários órgãos unidos pela Defesa Civil junto às universidades, vamos desenvolver ações completas de prevenção, para evitar os desastres e minimizar seus efeitos. Vamos unir esforços para estudar as causas dos desastres, e não esperar que eles aconteçam para então tomar as providências. Assim, diminuímos os prejuízos e reduzimos o número de vítimas”, ressaltou o Diretor Geral do Ceped.

Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib