quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Centro Universitário de Pesquisas sobre Desastres e Mudanças Climáticas é lançado em Patos de Minas

A Prefeitura de Patos de Minas lançou, na última quinta-feira (22), o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres e Mudanças Climáticas (Ceped). Formado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Patos de Minas (Compdec), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), o modelo inovador de pesquisa, ensino e extensão vai produzir e difundir conhecimentos sobre redução de riscos de desastres e adaptações às mudanças severas do clima. O Ceped foi criado através do Decreto nº 4452 de 24 de abril de 2018, baixado pelo Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, que institui o sistema Simpdec - Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Na oportunidade, também foi lançado o tridígito emergencial 199 da COMPDEC de Patos de Minas que se unirá ao número emergencial 192 do Samu e o 193 do CBMMG, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), no espaço cedido pelo UNIPAM ao CBMMG, no Centro Clínico Universitário do Unipam. “Não é possível conter a força da natureza, mas podemos unir esforços para diminuir suas consequências e garantir rapidez, eficiência e agilidade ao atendimento da população que é atingida por desastres ou estão em risco”, esclareceu o Diretor-Geral do Ceped, Cap BM Arthur Ferreira. 

“Com essa iniciativa Patos de Minas avança mais um passo. O centro universitário se soma a outras ações do município, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e centros universitários da região para proteção e prevenção a desastres ambientais. O Ceped é o indutor, o instigador e o fomentador da pesquisa, ensino e extensão voltados às temáticas dos desastres. Para tanto, foi criado o Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil (Fumpdec), através da Lei Municipal nº. 7629/2018, que poderá alocar recursos para essas pesquisas”, revelou o diretor-geral.

SOMA DE FORÇAS

O Ceped será o gestor de uma rede de universidades públicas e particulares, centros de pesquisas e institutos tecnológicos que tenham afinidade com o tema para redução dos riscos de desastres e adaptação às mudanças climáticas e que queiram colaborar com estudos e trabalhos para apoiar os municípios no Alto Paranaíba e Noroeste em ações de prevenção de risco. “A criação do Ceped amplia o desenvolvimento de projetos e programas para a resolução de problemas”, destacou. 

“Com a rede formada pela Defesa Civil junto às universidades , vamos desenvolver ações completas de prevenção, para evitar os desastres e minimizar seus efeitos. Vamos unir esforços para estudar as causas dos desastres e não esperar que eles aconteçam para, só então, tomar as providências. Assim, diminuiremos os prejuízos e reduziremos o número de vítimas”, explicou o capitão BM durante o lançamento. 

Além do diretor-geral, o Ceped também é composto por uma Diretora Acadêmica a Profª. Msc Patrícia Antunes dos Reis, que destacou o trabalho dos estudantes nesse processo. “Todas as pesquisas que serão desenvolvidas no Ceped já saem com demanda, ou seja, tudo o que os municípios precisarem, o Ceped poderá dar apoio”, explicou Patrícia que revelou que a ideia é formar uma rede de pesquisadores na região em que todos os acadêmicos que trabalhem com essa temática possam atuar em conjunto, tanto graduandos quanto alunos da pós-graduação e dos programas de iniciação científica.

*Fonte: CICCR

Fonte: Prefeitura de  Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib