segunda-feira, 28 de maio de 2018

Desfile Cívico, Militar e Estudantil marca o 126° aniversário de Patos de Minas

Durante toda a manhã, mais de 40 apresentações presentearam uma multidão que lotou e ficou espalhada pela avenida Getúlio Vargas


Após o ato cívico, na porta da Antiga Prefeitura, onde atualmente funciona a UFU, como já é tradição em Patos de Minas, foi realizado o desfile cívico, militar e estudantil em comemoração ao aniversário da cidade. Neste ano, Patos de Minas celebrou seus 126 anos de elevação de vila à cidade com uma grande festa com direito à sessão cívica, distribuição de bolo de aniversário e o desfile cívico, militar e estudantil na Avenida Getúlio Vargas.

Na abertura do desfile, as forças armadas se apresentaram com o Tiro de Guerra 04-013, seguido pelos da Polícia Militar (PM), com os alunos do Colégio Tiradentes e dos projetos sociais Proerd e Ponta-pé Inicial, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) percorreram toda a Avenida realizando uma bela apresentação para as milhares de pessoas que se postaram ao longo da avenida. Neste ano, o tema “Cultura Empreendedora”, foi escolhido para a parte temática estudantil. Isso se deve ao resultado do reconhecimento do programa Jovens Empreendedores, da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sebrae-Minas, Unipam e Credicopa, que se tornou referência no Estado e caso de sucesso para todo o Brasil.

No primeiro bloco, a Escola Municipal Professor Aristides Memória (Caic) e Escola Estadual Cônego Getúlio homenagearam o programa Jovens Empreendedores que tem como característica ensinar os jovens a ser um empreendedor, desenvolvendo nos alunos diversas características empreendedoras. Também houve a Fanfarra da Escola Estadual João Pereira Brandão, da cidade de Varjão de Minas com bastante entusiasmo. No segundo bloco, a apresentação ficou por conta dos alunos da Escola Estadual Professora Elza Carneiro Franco Polivalente, que homenagearam o Sebrae-Minas, empresa que auxilia o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo, no encerramento, a Fanfarra da Escola Estadual Marcolino de Barros percorreu toda a avenida com sua bela apresentação. Em seguida, o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), que completa 50 anos neste ano, foi homenageado pelos alunos das Escolas Estaduais Marcolino de Barros e Escola Municipal Cônego Getúlio do Distrito de Pilar. Abrindo a apresentação da Escola Agrícola, a recém-criada Fanfarra do educandário fez bonito na avenida e ditou o ritmo de todo o desfile. Os alunos e professores homenagearam a Cooperativa de Crédito Credicopa que, com seus 25 anos de existência, facilita o acesso ao crédito dos empresários. Os alunos das Escolas Municipais Norma Borges Beluco e Marluce Martins, homenagearam o Sindicato dos Produtores Rurais com direito a fotos de todos os ex-presidentes que fizeram parte da Associação Rural, além de contar a história da festa do milho, um exemplo de empreendedorismo, Durante a apresentação, a Rainha Nacional do Milho 2017, Iara Santos e da Princesa Ludmila Rodrigues, além das então Candidatas à Rainha do Milho, Danielle Wenceslau, Júlia Bese, Larissa Godinho, Maria Clara Simão, Maryna Lima e Thalia Silva.

A Escola Municipal Frei Leopoldo ficou responsável pela homenagem à Valoriza, empresa de destaque em agricultura e pecuária do setor Primário. Houve até distribuição de mudas durante a passagem da escola. No sétimo bloco, foi aberto com a fanfarra da escola Escola Normal. Seus alunos apresentaram a Coopatos, empresa de destaque em indústria de laticínios do setor Secundário. A empresa comemora, em 2018, 60 anos de existência e mostraram a força do pecuarista no Município. O Hospital Nossa Senhora de Fátima (HNSF), empresa de notoriedade em serviços de saúde, foi homenageado pelos alunos da Escola Municipal Professor Jacques Correia da Costa, que levaram à avenida toda a história do hospital com crianças representando as irmãs de caridade fundadoras do hospital e os livros de registros antigos e originais, além de carro alegórico e muita tradição. Já no nono bloco, os alunos da escola Estadual Deiró Eunápio Borges homenagearam o Grupo Zizi, empresa que possui diversas lojas e hotel na cidade, se destacando também no setor Terciário. O fundador do grupo esteve presente e acompanhou com alegria a história de seu empreendedorismo contada na avenida. Os alunos da escola Estadual Zama Maciel homenagearam a Cooperativa de Crédito de Patos de Minas, Sicoob Credipatos, que também tem uma história de valorização do homem do campo, facilitando o crédito a quem contribui com a produção de alimentos para toda a população, além de apresentar o leque de serviços oferecidos pela empresa.

Na terceira parte do desfile, cerca de 25 grupos participaram do bloco “Artístico-Cultural, levando suas mensagens e promovendo a igualdade e a fraternidade entre os povos e os grupos. Foram eles: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); o Grupo de Escoteiros São Francisco; o Programa AABB Comunidade; o Projeto Construindo Campeões e o Crescer com Arte; a Academia Judô Oton, os Desbravadores; as Secretarias de Trânsito e de Saúde, que levaram a mensagem do Maio Amarelo, por um trânsito mais seguro; a Associação Paralímpica (APP); o Centro de Referência da Mulher (CRM) com sua mensagem de não violência contra a mulher; a Associação dos Deficientes Visuais (ADV); os grupos de Moçambique e Congado Apaiano de Inclusão, do Vila Operária, do Nossa Senhora do Rosário, do Quilombo do Ambrósio (Compir) e do Estrela do Oriente; os Centros Espíritas Eurípedes Barsanulfo e de Umbanda Anjos de Luz; o Projeto Saúde e Equilíbrio; a Oficina de Modelos AR Models; os Grupos de Motos e as Comitivas de muladeiros e cavaleiros.

Durante todo o desfile, o público aplaudiu com vontade e apoiou quem se dedicou a fazer bonito na avenida. Diversas autoridades municipais e estaduais participaram das apresentações, inclusive com a recepção do Superintendente Regional da Codevasf, Aldimar Rodrigues Filho e o deputado federal, Rodrigo Pacheco, além de autoridades municipais.

Confira o álbum na Página Oficial da Prefeitura no Facebook.





Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib