terça-feira, 22 de maio de 2018

Cantores que marcaram época foram homenageados com Troféu Mérito Musical Generino Luiz

Foram homenageadas 27 vozes patenses. Durante evento, Prefeito revelou que vai realizar o festival Patos e Viola no segundo semestre do ano


Uma noite para recordar, aplaudir e reverenciar aqueles que fizeram e fazem a história da música de Patos de Minas. Quem compareceu à “Noite das Vozes Patenses”, que aconteceu na última sexta-feira (18), durante a programação da Fenapraça, apreciou boa música e vivenciou um momento que vai entrar para a história. O evento teve como objetivo homenagear os cantores patenses que carregam, na voz, o nome de Patos de Minas por todo país. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria Municipal de Cultura e Ouvidoria-Geral do Município.

O Mérito Musical foi instituído através do Decreto Municipal, nº 4.448 de 10 de abril de 2018, baixado pelo Prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves. Com isso, novas edições do projeto serão realizadas, com o intuito de reconhecer aqueles que merecem o Troféu Mérito Musical Generino Luiz devido ao seu amor, zelo e dedicação à musica de Patos de Minas. O patrono do prêmio foi um cantor das décadas de 1960 e 1970, na época que o município se destacava no cenário mineiro e nacional devido à excelência dos seus festivais de música popular brasileira. Com sua voz marcante, Generino Luiz interpretou canções que ficaram eternizadas na memória de seus contemporâneos e de quem o viu cantar na noite patense.

Logo na abertura, o Prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves destacou a importância de valorizar os artistas que fazem e fizeram do Município o que ele é hoje: um celeiro de grandes talentos. “Nesta noite homenageamos aqueles que marcaram época e constroem uma bela história na cidade, já que temos muitos talentos e estamos felizes em poder homenagear essas pessoas. Além disso, sei que hoje não conseguiremos homenagear todos, mas faremos novas edições para que todos possam ser lembrados”, ressaltou o prefeito.

Durante a solenidade, receberam a homenagem e uma moção de reconhecimento os cantores Altamir Magalhães - Trovão, Antônio Carlos Vieira – Tõe Cototi, Aparício Ribeiro, Bertone Casanova, Dalva Vaz Borges, Eduardo de Barcelos - Dunga, Gabi Morato, Geraldo Carvalho, Ivan Rosa, , José Reis Gontijo, Kátia Regina Rabelo, Márcio Luiz Maciel – Marcinho Maciel, Olivar Noronha - Manito, Raimundo Stevam Teixeira - Tebinha, Roberto Antônio de Deus – Dalla, que foi representado compositor e escritor Vander Porto, Sérgio Cunha, que foi representado por Gabi Morato, Sônia Maria Neves Nascimento, Taquinho Noronha, Vane Pimentel, Waldir Carvalho, Walter Luiz Borges dos Reis e Wilmar Carvalho, que foi representado pelo irmão Waldir Carvalho. Houve uma homenagem póstuma aos cantores Antônio Andrade - Tonhão, Bolivar Primeiro de Barros, Jaques Ambrósio dos Santos, Osvando Noronha – Osmano, em que familiares receberam o troféu in memoriam. Os filhos de Generino Luiz, Alberto Luiz da Silva e Eliane Doriléia Andrade Silva receberam a homenagem em nome da família do grande homenageado da noite e entregaram os troféus aos agraciados. Muitos cantores ainda presentearam a plateia com a interpretação de uma música, mostrando o porquê de terem sido homenageados.

A cerimônia contou com a presença do Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves; o Vice-Prefeito, Paulo Mota; o Presidente da Câmara, Francisco Frechiani e o Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fábio Amaro Rodrigues. 

Durante a homenagem, o filho de Tonhão Andrade, Erisdalto Andrade, declarou seu desapontamento pelo cancelamento de um festival tradicional na cidade, o Patos e Viola. Para surpresa e alegria dos presentes, o Prefeito José Eustáquio revelou que o município pretende realizar o evento no segundo semestre do ano.

Confira o álbum de fotos do evento noFacebook oficial da Prefeitura de Patos de Minas.



Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Compartilhe:

Vereador Lásaro Borges

Autor & Editor

Lásaro Borges é vereador em Patos de Minas - MG, atuante no meio político a mais de 15 anos, ele sempre trabalhou em prol da população, já foi líder comunitário, presidente de bairro, como cidadão lutou por diversas causas sociais e atualmente exerce o papel de representante do legislativo patense, para saber mais sobre Lásaro Borges, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

2016 Portal Lásaro Borges - desenvolvido com tecnologia Blogger Templates By Templateism | Templatelib